Siim Sikkut é um dos nomes confirmados para o maior evento GovTech do Brasil, nos dias 19 e 20 de junho, em Porto Alegre.
Siim Sikkut, que já foi presidente da Força-Tarefa Nacional de Inteligência Artificial (IA) do governo da Estônia, vem ao Brasil e o destino será Porto Alegre. Está confirmada a sua participação no GovTech Summit 2024, o maior evento do país voltado à transformação digital de governos e inovação no setor público, que ocorre nos dias 19 e 20 de junho na PUCRS.
Frequentemente mencionada como “a sociedade mais digital do mundo”, a Estônia é exemplo prático de como um país utiliza a tecnologia para melhorar a vida dos seus cidadãos e ainda promover crescimento econômico. Na Estônia, é possível se casar, divorciar e votar só por canais digitais, sem a necessidade de ir presencialmente a uma agência do governo. Também existem sistemas como o E-Residency, permitindo que pessoas de qualquer lugar estabeleçam e gerenciem negócios online neste pequeno país da Europa, com 1,3 milhão de habitantes.
Sikkut foi encarregado, por exemplo, pelo #eEstonia – mecanismo focado em impulsionar a inovação governamental mantendo a segurança cibernética de todos. Empreendedor no setor público, agora está à frente de iniciativas como a Digital Nation – construindo sociedades digitais preparadas para o futuro.
O GovTech Summit ainda terá diversos painéis com cases locais e nacionais. Entre os speakers já confirmados também estão Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e Wesley Vaz, Secretário de Controle Externo de Governança, Inovação e Transformação Digital no Tribunal de Contas da União (TCU).
“Governos Inteligentes” é o tema da edição deste ano do GovTech Summit, que nasceu no Rio Grande do Sul com o propósito de conectar decisores públicos, lideranças, organizações privadas e startups para debater como a tecnologia pode tornar a gestão governamental mais eficaz, transparente e focada no cidadão. Seu objetivo é impulsionar a transformação digital em governos, apresentando novas tecnologias e soluções que modernizem a prestação de serviços no setor público. O evento é uma das frentes do hub GovTech Lab, um projeto de transformação governamental, e foi idealizado pela Moove, a primeira agência com o selo GovTech do Brasil.