CriaRG Hackathon: Jovens inovadores transformando Rio Grande

A cidade de Rio Grande está vivendo uma revolução tecnológica impulsionada pela criatividade dos jovens. O CriaRG Hackathon é uma iniciativa inovadora que reúne alunos da rede pública e está transformando a cidade em um polo de inovação e empreendedorismo GovTech. 

A ideia pioneira tem sido fundamental para fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da cidade. Ao reunir estudantes da rede pública, o projeto estimula o pensamento crítico e o empreendedorismo, preparando cerca de nove mil jovens para um futuro promissor.

O projeto surgiu para ajudar os jovens da cidade a irem mais longe, cursando o ensino médio e a universidade. Como o Rio Grande estava embarcado no movimento, alavancado pela nova lei da inovação, nasceu o CriaRG Hackathon, com a ideia de motivar os jovens. Segundo a idealizadora do projeto, Lu Compiani Branco, “a gente já pensava em como conectar o jovem, que vai ser o futuro, com a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade. Queríamos que os jovens tivessem foco, que quisessem chegar mais longe.”

Uma pesquisa realizada com 70 alunos da cidade mostrou que os alunos queriam uma vida com sonhos maiores, cursando faculdade e chegando mais longe, mas achavam que não estava ao alcance deles. O CriaRG veio para mudar essa percepção, incentivando grupos de adolescentes, munidos de ideias inovadoras, a trabalharem em equipe para desenvolver soluções tecnológicas que possam transformar a vida das pessoas. 

Esse é o conceito do CriaRG Hackathon, que tem como objetivo conectar a educação com o mercado de trabalho, promovendo a inovação e a sustentabilidade. “Tivemos relatos de alunos que nem cogitavam chegar à universidade e, através do CriaRG, resolveram pensar sobre isso“, comentou Lu.

Desenvolvimento do projeto CriaRG Hackathon 

O CriaRG Hackathon é uma jornada que começa com a formação de equipes compostas por estudantes da rede pública, orientadas por professores convidados por eles. Os participantes são desafiados a identificar problemas reais da cidade e a desenvolver soluções inovadoras, alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Ao longo do processo, as equipes contam com o apoio de mentores especializados em diversas áreas. Esses profissionais oferecem orientação e suporte aos jovens, auxiliando-os a desenvolver as ideias e a transformar os projetos em realidade. São escolhidas 30 equipes para irem para a criação do projeto, dessas, saem 10 finalistas.

As 10 vão para o Hackathon, que é um evento que traz à cidade o Instituto Federal, Senac, Sebrae e outras instituições de ensino. As finalistas são convidadas ao South Summit e outros eventos, nos quais alguns grupos apresentam as propostas desenvolvidas.

Além da premiação em dinheiro para alunos e professores, o projeto ainda oferece cursos, como inglês e TI. As propostas escolhidas ficam aguardando o interesse de órgãos públicos e empresas privadas. Caso se interessem, o grupo desenvolve a ideia. Segundo a idealizadora do projeto, “já tem algumas propostas, de duas equipes do CriaRG de 2023, em fase pré-incubação“.

Parcerias estratégicas

O sucesso do CriaRG Hackathon é fruto de parcerias estratégicas com instituições de ensino, empresas e órgãos públicos. Essas participações garantem o acesso a recursos, infraestrutura e mentoria especializada, além de promover a divulgação do projeto e a conexão dos jovens com o mercado de trabalho.

Os resultados são visíveis. Além de promover a inovação e o empreendedorismo, o projeto contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro, como o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a comunicação eficaz. 

“Eu acho que impacta diretamente no futuro desses jovens, abre possibilidades. Eles aprendem a falar em público, a fazer pitch, a fazer a apresentação do projeto. Essa é a maior sacada do CriaRG: poder abrir a cabeça dos jovens para o mundo“, finalizou a idealizadora do programa, Lu Branco.

CriaRG Hackathon + Conexão GovTech

O CriaRG Hackathon é mais do que um evento, é um movimento que está transformando a realidade de Rio Grande. O GovTech Lab apoia a iniciativa e tem orgulho de ter mais esse projeto como um de nossos parceiros. 
Para falar deste e de vários outros movimentos importantes, estaremos em Rio Grande no Conexão GovTech, um evento gratuito, no dia 24/10. Participe do evento e descubra como você pode fazer parte dessa história. Inscreva-se gratuitamente.

Compartilhe este post

Veja também

plugins premium WordPress