Com mais de 15 anos de experiência em reforma governamental, formulação de políticas públicas e liderança em transformação digital, Tamara desenvolveu uma reputação global por introduzir a cultura e as práticas da era digital para ajudar os governos a melhor atenderem ao público. Ao longo dos dois últimos governos da Califórnia, ela liderou iniciativas prioritárias de reforma política e digital no contexto da quinta maior economia do mundo. Em 2020, Tamara retornou à Europa para atuar em seu país natal, Montenegro, como Ministra da Administração Pública, Sociedade Digital e Mídia.
Presidente do Banrisul. Fernando Guerreiro de Lemos é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UNB). Atuou no Banrisul como presidente (2003 a 2010) e como diretor (1996 a 1999). Em 1995, foi membro do Conselho de Administração da Banrisul S/A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio. Entre 1990 e 1991, foi presidente da Caixa Econômica Estadual, membro do Conselho de Administração da Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do RS (DIVERGS) e membro do Conselho de Administração da PROCERGS. No Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul exerceu a função de Juiz Corregedor-Geral (2012 a 2014), Juiz Presidente (2016 a 2018) e Juiz Vice-Presidente (2021 a 2022). De 2010 a 2023, ocupou o cargo de Desembargador Militar.
Após treze anos, está de volta ao Banrisul, assumindo pela segunda vez a Presidência da instituição financeira.
Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do TECNOPUC. Professor Titular da Escola Politécnica e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Foi Presidente da IASP, da ANPROTEC, do FOPROP e da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2022 (MEC/Capes).
Cofundador e CEO do BrazilLAB, 1o hub de inovação govtech do Brasil a conectar startups e Poder Público. Diretor e professor do ILDD – Instituto de Estudos em Liderança, Direito e Desenvolvimento. Especialista e Mestre em Direito Administrativo (PUC/SP). Sócio fundador de Dominguez Advogados.
Coordenador do PACTO ALEGRE desde 2018 e Secretário de Inovação de Porto Alegre desde 2021. Engenheiro Civil pela UFRGS, Mestre em Engenharia Civil/Construção/Durabilidade do Concreto e PhD em Civil Engineering/Gestão da Conservação de OAEs (Leeds University, 1998).
CEO do Portal de Compras Públicas, uma das principais plataformas de licitações do país. Leonardo Ladeira é analista de sistemas especializado em aplicações para ambientes web. Desde 1999 atua desenvolvendo soluções tecnológicas SaaS (Software como serviço) focadas em auxiliar a gestão pública.
Diretor de Ambientes de Inovação da Anprotec; Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Mestre em Administração de Empresas (UFSC); MBA em Ecossistemas de Inovação (Unisinos); ex-Diretor do OCEANTEC - Parque Científico e Tecnológico da FURG; Coordenador na Região Sul e Conselheiro do Programa INOVA RS; Coordenador do Grande Pacto, programa de inovação de Rio Grande; membro do Conselho de Inovação Tecnológica da FIERGS (CITEC).
Diretor de Negócios da Codex. Especialista em Engenharia de Software pela PUCMG, MBA em Vendas e Negociação pela PUCRS, Secretário Executivo do Comitê de Desenvolvimento Sustentável da Rede Governança Brasil. Professor do MBA em Cidades Inteligentes e Sociedades Inovadoras da UNIVATES.
Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers). Cirurgião geral e do Aparelho Digestivo e doutor em Cirurgia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde é professor. Médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Hospital Moinhos de Vento.
Presidente do Badesul - Agência de Fomento do Rio Grande do Sul. Analista de sistemas e mestre em sistemas de informação, atua há mais de 20 anos nas áreas de gestão, gestão pública e competitividade. No setor público foi Secretário de Estado de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2022 e Secretário Executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República de 2011 a 2016.
Gerente Comercial na Maven, empresa referência nacional em soluções digitais para Órgãos Públicos e 4 lugar na categoria GovTechs: líderes em inovação aberta no Brasil, divulgada pela 100 Open Startups.
Subsecretário do Tesouro do Estado do RS. Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Master Public Administration em Inovação e Novo Setor Publico. Aliança pela Inovação PCRS.
CEO da Necta e idealizadora das Plataformas Connected Smart Cities e P3C PPPs e Concessões. Especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade urbana, infraestrutura, PPPs e Concessões.
Diretora da Vertical de Cidades Inteligentes da ABES - Associação Brasileira de Software.
A executiva se destaca, principalmente, por fomentar iniciativas voltadas ao desenvolvimento das cidades brasileiras.
Head do Tecnopuc Startups e Presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP). Mais de 10 anos de experiência na gestão dos principais parques tecnológicos do RS. Integrante dos conselhos de Inovação e Tecnologia da Fiergs, do Instituto Brasil Digital e da Associação Gaúcha de Startups.
Andrea Motta é diretora do UK-Brasil Tech Hub na missão diplomática do Reino Unido no Brasil e lidera a parceria Reino Unido-Brasil para o Desenvolvimento Digital. Tem 20 anos de experiência em cooperação internacional e programas de inovação em instituições públicas e privadas. Doutoranda em Relações Internacionais pela USP, onde pesquisa sobre diplomacia da inovação, é mestre em Governo e Estudos Latino-americanos pela Georgetown University e pós-graduada em Negócios Internacionais pela University of Califórnia Berkeley.
Roby Senderowitsch atua atualmente como Gerente de Práticas de Governança para Administração Pública do Banco Mundial. Anteriormente, ocupou diversos cargos, incluindo Gerente de Práticas; Gerente de Liderança, Aprendizado e Inovação; Gerente da Parceria Global para Responsabilidade Social (GPSA); e Country Manager na República Dominicana. Seu trabalho no banco incluiu um forte foco na análise de economia política, construção de coalizões para mudança, anticorrupção e gestão de instituições públicas baseada em desempenho.
Procurador do Estado de São Paulo, Mestre em Direito Econômico e Doutor em Direito Administrativo pela USP. Foi consultor externo do BID para compras públicas de inovação no Brasil e fellow em inteligência artificial no Fórum Econômico Mundial.
Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande. Mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Secretário de Controle Externo de Governança, Inovação e Transformação Digital do TCU. Wesley Vaz é um dos pensadores digitais brasileiros mais influentes para o setor público. Palestrante nacional e internacional, altamente requisitado para apresentações sobre inovação, governança, liderança, tecnologias emergentes, inteligência artificial e tendências em organizações públicas e do terceiro setor.
Rogério Mascarenhas é Secretário de Governo Digital do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do governo brasileiro. Com 25 anos de experiência no setor público, atuou em diversos órgãos, notadamente, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (DATAPREV) e Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRF).
Co-Head do Fundo GovTech da KPTL. Com longa experiência em análise econômica, competitividade do setor público e privado e inovação, Pitoli trará uma visão única e estratégica sobre o fomento à inovação e à transformação digital no setor público. Durante o seu painel, ele abordará temas fundamentais para o futuro da tecnologia, compartilhando dicas práticas e muitos insights valiosos.
Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (MCTI), Professor Adjunto no SENAI-CIMATEC e Pesquisador no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde, liderando o Grupo de Pesquisa em Otimização Cognitiva (GPDOC).
Rafael Figueiredo Bezerra, é Procurador do Estado, já ocupou os cargos de Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Conselheiro do Porto Digital, Controlador-geral e Procurador-geral do Recife. Liderou a maior transformação digital do país, com a implantação do Conecta Recife, Go Recife, dentre outras soluções. É professor de IA aplicada a advocacia e negócios, tendo mentorado mais de 600 alunos e organozações, a exemplo da construtora Casa Orange, Adc advogados, Mello Pimentel Advocacia, Procuradoria de Joabotão, Recife e fórum de Procuradores Gerais das capitais, dentre outros.
Tatiana, ou melhor, Tati, tem 18 anos de história na Caixa, com uma bagagem sólida de atuação em áreas como inovação, estratégia, estrutura organizacional, gestão de projetos e pessoas. Mais recentemente, reencontrou um velho amor: a inovação – uma causa que acredita, defende e faz questão de colocar em prática. Atualmente, está no Espaço TEIA CAIXA, hub de inovação com foco em soluções para governo e com a missão de transformar a vida das pessoas por meio de acesso a serviços públicos com qualidade e eficiência.
Augusta Cora é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, formada em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro. Atuou desenvolvendo projetos de inovação no Laboratório de Inovação em Governo - LAB.mg e, atualmente, trabalha no Automatiza.MG, projeto de automatização de processos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
Gustavo Reis é um nome de destaque na política da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Formado em Direito, iniciou sua trajetória como vereador e, posteriormente, foi eleito prefeito de Jaguariúna por três mandatos (2009-2012, 2017-2020 e 2021-2024). Sua gestão foi marcada por inovação, qualidade de vida e eficiência na administração pública, consolidando a cidade como referência nacional. Com uma visão moderna e gestão eficiente, Gustavo Reis segue como uma liderança atuante na defesa do desenvolvimento sustentável, da inovação na gestão pública e da qualidade de vida da população.
Diretor Desenvolvimento na Procergs. Atuou como Coordenador-Geral de Plataformas de Identidade Digital do gov.br, liderando o desenvolvimento do login, aplicativo gov.br, carteira de documentos e assinatura digital, iniciativas que impactaram mais de 165 milhões de cidadãos. Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília, é especialista em transformação digital, identidade digital e inovação tecnológica no setor público.
Com mais de 25 anos de experiência em vendas, marketing e
desenvolvimento de negócios, destaca-se como um executivo
dedicado à inovação e à transformação digital em diversos
segmentos da mídia e da comunicação. Ao longo de sua trajetória,
atuou em posições de liderança em empresas de destaque,
liderando projetos de transformação em plataformas digitais, TV,
rádio, mídia impressa e, mais recentemente, no setor de Out of
Home (OOH).
Lívia de Oliveira Monteiro é Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com período de doutorado sanduíche na Escola Tècnica Superior d’Arquitecture de Barcelona - ETSAB da Universitat Politècnica de Catalunya – UPC. Funcionária de carreira da Prefeitura de Belo Horizonte desde 2006, ocupa o cargo de Assessora de Inovação da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte - Prodabel.
Kethy Helen de Souza Bazo, Diretora do Departamento de Planejamento de Licitações da Central de Licitações do Estado do RS, onde já atuou como Subsecretária Adjunta. Trabalha há 15 anos com Licitações, é servidora pública Analistas Jurídica Setorial da Procuradoria-Geral do Estado do RS, Graduada em Direito pela PUCRS, pós-graduada em Direito Administrativo pela Universidade Signorelli e em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública - CLP, onde estudou na escola de governo da Universidade de Oxford-UK.
Jamile Sabatini Marques é pós-doutora pelo Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e é pós-doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como Diretora de Inovação e Fomento da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e é responsável pelo Think Tank da ABES - Centro de Inteligência Políticas Públicas e Inovação. É presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio SC e membro da Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação, da CNC.
Francis Ricalde atua desde 2022 como Consulting Solutions Principal na Dell Technologies Services Latin America liderando a consultoria para Dados, IA e GenAI nos clientes. É membro do programa global Dell CTO Ambassador desde 2023 atuando em inovação e trends.
Flávia Koerich Mafra possui experiência sólida em inovação, desenvolvimento de ecossistemas e políticas públicas voltadas à transformação digital. Iniciou sua carreira no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), é especialista em Direito Tributário e atuou como professora de Direito Administrativo, o que fortaleceu sua atuação em projetos que envolvem marcos regulatórios, gestão pública e fomento à inovação.
Luis Felipe Monteiro é um executivo e conselheiro de empresas, com vasta experiência na área de transformação digital. Atualmente é vice-presidente da Unico, IDTech brasileira que sustenta as relações de confiança em uma sociedade digital.
Há 13 anos no Sebrae, sendo 7 trabalhando diretamente com inovação, atualmente é um dos líderes nacionais do CatalisaGov, estratégia de impulsionamento da inovação aberta no setor público brasileiro, por meio das compras públicas de inovação.