No evento foram apresentadas iniciativas de startups para melhorar os serviços públicos
Na manhã desta quinta-feira, 24, a Câmara de Comércio do Rio Grande sediou o evento Conexão GovTech, que promoveu debates sobre soluções inovadoras para aprimorar a gestão pública. O encontro itinerante, que já passou por diversas cidades do Estado, destacou iniciativas locais de sucesso e reuniu especialistas para discutir como a tecnologia pode transformar a administração pública.
Foram apresentados quatro projetos inovadores desenvolvidos em Rio Grande: os cases CriaRG e TerraMares, além de outros das startups, DIGITVS – plataforma de aprendizagem, e Codex, empresa especializada em soluções digitais. Participaram como painelistas, Téo Girardi Foresti, CEO e Head do GovTech Summit e GovTech LAB, Carolina Barcelos, superintendente de Transformação Digital do Banrisul, Lu Compiani, secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo do município, Arthur Gibbon, diretor do Oceantech da FURG, e os representantes das startups, Luis Loro e Susan Silva.
Segundo Téo Girardi Foresti, o Conexão GovTech conecta startups e empreendedores aos governos, criando novas oportunidades para melhorar os serviços oferecidos à população. “As soluções apresentadas em Rio Grande, especialmente nas áreas de educação e sustentabilidade, têm muito a agregar à administração pública”, afirmou.
O evento também contou com uma sessão temática organizada pelo Senai, que abordou a educação técnica como motor de crescimento regional. A palestra foi apresentada por Eduardo Morais, agente de relações com o Mercado do Senai, destacando a importância da cocriação de oportunidades no desenvolvimento da região.