Durante sua apresentação, Téo Girardi destacou a importância das políticas e iniciativas de incentivo à contratação de inovações pelos governos.
Nesta segunda-feira, 29 de abril, a CEO do GovTech Lab e Head do GovTech Summit, Téo Girardi, falou no palco Regulação do Connected Smart Cities – CSC GovTech, em São Paulo. Ela participou do painel sobre como diminuir a complexidade regulatória, padronizar processos de compras públicas, incluindo diretrizes claras para interoperabilidade. Juntamente com a pesquisadora, estiveram Marcos Pinto, Coordenador-geral de Interoperabilidade da Secretaria de Governo Digital – Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Breno Alencar, Diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da EMPREL – Prefeitura do Recife; Adriano Pitoli, Head do Fundo GovTech KPTL; Maurício Costa Filho, Especialista em Licitações – Banco do Brasil; a moderação foi de Patricia Pessoa Valente, Pesquisadora do Centro de Regulação e Democracia – Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
Em destaque no painel, os desafios de criar um ambiente regulatório mais favorável à contratação de inovações pelos governos. “Já há políticas entorno deste mecanismo, que têm surgido para incentivar a aquisição de produtos e serviços, como a Nova Lei de Licitações e o Marco Legal das Startups. Mas é preciso facilitar cada vez mais, gerar interconectividade de sistemas e aproximar todos os agentes que podem impulsionar esse cenário”, afirmou Téo.
A CEO ressaltou que é fundamental disseminar o assunto entre as lideranças do setor, ampliando os espaços de debates, as integrações e as soluções que modernizem a prestação de serviços na gestão pública, por meio de parcerias com as GovTechs.
Durante sua apresentação, ela ainda falou da importância de Governos Inteligentes para impulsionar a transformação digital, tema foco também do GovTech Summit, que acontecerá nos dias 19 e 20 de junho, em Porto Alegre/RS. Téo liderou o UPF Parque junto à Universidade de Passo Fundo, onde é professora adjunta. A especialista ainda é avaliadora Ad hoc da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do estado do Rio Grande do Sul e mentora em programas nacionais como Centelha e Inovativa. Sua atuação nessa área já alcançou reconhecimentos relevantes, como o GovTech Groundbreakers 2023 pela Glass, Prêmio de Melhor Case de Inovação do Brasil pela ANPROTEC e destaque como “Mulheres Fora da Curva” pela Open Innovation Brasil.